Que vida vale a pena ser vivida? É com esse tema que o Dia Nacional da Juventude (DNJ) vem celebrar mais um ano, de muita missão, evangelização, ação nos grupos de base e na diocese. Contamos com a participação de todas as foranias da diocese de Oliveira e também a participação da cidade de Lavras, a qual irá celebrar o DNJ da diocese de São João Del Rei na próxima semana.
O dia foi iniciado com a acolhida de todas as caravanas e uma passeata que saiu da Igreja São Sebastião até o poliesportivo, na qual mostramos a vida que vale a pena ser vivida. Logo após a chegada dos jovens, houve a cerimônia de abertura com apresentação da fanfarra da Escola Estadual Pinheiro Campos que tocou o Hino Nacional, entre outras músicas, e também um número apresentado pelo Ballet Meia Ponta, ocorrendo logo em seguida a celebração da santa missa, que foi presidida pelo bispo Dom Miguel e seus auxiliares.
A missa teve início com a entrada das bandeiras das cidades que foram ao DNJ, juntamente com a bandeira do Brasil, Minas Gerais e da cidade de Oliveira. Durante o ofertório vários jovens entraram caracterizados como os personagens que aparecem no cartaz oficial do DNJ e deixaram uma fita próximo ao altar, finalizando com uma bandeira que continha como mensage a frase: "Eu vim para que todos tenham vida!", principal enfoque abordado, ocasionando um momento muito marcante. Dom Miguel mostrou as diferentes realidades da juventude em nosso país.
O almoço começou após a missa, e logo em seguida, houve uma explicação do que é a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), feita pelo Padre Júlio da cidade de Campo Belo, e os jovens que quiserem poderão participar do evento.
Após a explicação sobre a JMJ, ainda houveram apresentações realizadas por algumas cidades da diocese que estavam participando do encontro, animação proporcionada pela banda Face de Deus da cidade de Passa Tempo. E ainda a apresentação dos membros da equipe diocesana presentes no encontro e a divulgação deste blog e da página no facebook referentes a PJ da Diocese de Oliveira, ambas que são importantes ferramentas de comunicação e que ainda não são tão conhecidas pelo público em geral. Os jovens se mantiveram em peso no local do encontro durante todo o período da tarde até o final, mostrando alegria e participação o tempo todo.
Por fim houve o fechamento do evento com um momento mariano, onde ocorreu a coroação de Nossa Senhora, que acompanhou os jovens durante todo o dia. Em seguida, houve a entrega da revista em quadrinhos “PJtolândia”, um projeto visual que apresenta o jeito de ser e fazer a PJ.
O DNJ deste ano foi emocionante, e muitos jovens comentaram sobre isso ainda durante o fechamento do encontro, e posteriormente nas redes sociais. Parabéns a paróquia São Sebastião da cidade de Oliveira, que sediou a grande festa da juventude deste ano, e a todas as pessoas da equipe organizadora que trabalharam duro para propocionar um evento bem estruturado e de qualidade.
Que este encontro possa proporcionar força renovada para os grupos e os jovens em geral hoje e sempre.
"Ela vem de dentro, de dentro ela vem! Toda a energia que a PJ tem!"
Texto: Breno Freire e Jónatas Ribeiro
Edição: Jónatas Ribeiro
Contribuição: Palloma Ramos
Nenhum comentário:
Postar um comentário